[8] Wado - Samba 808

Wado - Samba 808
FOTO: DIVULGAÇÃO
Wado

“Baixa, deleita ou deleta”. A oferta de Wado ao liberar seu sexto trabalho em estúdio para download é modesta. Ora aclamado, ora esquecido, este catarinense - ou melhor, alagoano - encara a tecnologia de forma peculiar. Samba 808 não tem versão física, foi lançado apenas na internet, numa corajosa empreitada alternativa. O título faz referência à famosa bateria eletrônica TR-808 (talvez apareça aí a nostalgia que toma conta das músicas) e ao seu ritmo predominante, embora não seja nada prático determinar um gênero para o som complexo e opulento de Wado.

Criador indispensável na música brasileira, ele insere boas camadas eletrônicas e um punhado de expressões espertas na dezena de faixas que compõe o álbum. Entrega Esqueleto à levada sincopada de Curumin. Com ajuda de Chico César, admira um mundo bizarro em Surdos de Escola de Samba. Convida o casal Mallu & Camelo a fundar uma conduta romântica em Com a Ponta dos Dedos para, em seguida, devanear com Fernando Anitelli em Portas São Para Conter Ou Deixar Passar.

Aparecem as três únicas canções em que ele está sozinho nos vocais: Recompensa, que interroga sobre coisas vulgares do cotidiano; Não Para, onde confessa o que faz no hospício (“Escondo embaixo da língua”); e a sossegada Vai Ver. Para encerrar Samba 808, mais duas parcerias. Fábio Góes dança em Jornada, enquanto Alvinho Lancellotti e André Abujamra criam um clima místico para Beira Mar, um dos pontos fortes do álbum. Impossível cogitar a hipótese de apagar um trabalho como esse. Baixa e deleita!

  COTAÇÃO:   95        [DOWNLOAD]




 <<   ANTERIOR             INÍCIO             PRÓXIMO   >>