Os 100 Melhores Álbuns da Música Brasileira em 2012

Os 100 Melhores Álbuns da Música Brasileira em 2012

Muita gente me pergunta como eu consigo ouvir tantos discos no ano. Realmente, quando falamos de mais de 550, essa tarefa não é lá das mais fáceis. Mas é das mais prazerosas. Eu não ouço um número tão grande de lançamentos nacionais apenas para fazer essa edição especial do Embrulhador. Eu ouço porque gosto de música, com lista ou sem lista. Me desculpem pelo clichê, mas o que eu faço nada mais é do que unir o útil ao agradável. E qual a utilidade disso?

Com um balanço abrangente e criterioso do que acontece no nosso país, a lista dos melhores discos do ano do Embrulhador faz muita gente descobrir novos artistas e trabalhos interessantes que muitas vezes passam despercebidos pela mídia. O ranking gera dezenas, centenas, milhares de comentários - em sua grade maioria, positivos - sobre a música brasileira atual. Eu seria um péssimo sujeito se ouvisse tanta coisa boa e não compartilhasse.

Se compartilhar é o útil, o agradável é aproveitar tudo o que de bom a música brasileira pode proporcionar, numa mistura que só existe aqui. Samba, jazz, pop, rock, blues, hip hop, forró, bossa... Do som mais simples, minimalista, ao mais incrementado com elementos eletrônicos, experimentei grandes criações musicais em 2012. Conheci cantoras apaixonantes, compositores inspirados, instrumentistas virtuosos, bandas promissoras. Também vibrei com novos trabalhos de nomes já consagrados. Agora, compartilho o agradável com você.

Na lista dos 100 melhores, cada disco é apresentado com um link, clipes ou streaming. Com um clique você pode baixar os que foram disponibilizados de graça na internet, ouvi-los ou conhecer o trabalho do artista. Bom apetite!

  INICIAR NAVEGAÇÃO:  

Veja também:
  ANÁLISE   >   O processo de seleção e os critérios de avaliação.
  RANKING   >   Infográfico de cotações com o resultado da classificação.
  AMOSTRA COMPLETA   >   Conheça os 566 álbuns analisados neste ano.
  SITES PARCEIROS   >   Links indispensáveis para quem curte música.
  AS ESCOLHAS DO PÚBLICO   >   Vote nos seus álbuns favoritos.
  BÔNUS   >   As 100 melhores músicas nacionais de 2012.


Não se esqueça de deixar seus comentários e compartilhar os álbuns que mais lhe agradarem na lista. Acha que algum disco merecia ter entrado e ficou de fora? Com quais posições você concorda e com quais discorda? Dê sua opinião e vamos conversar sobre a música brasileira.


Acesse cada álbum por posição na lista:


 



















Conheça também os melhores de 20102011. Acesse o Embrulhador.