[6] Ruspo - Esses Patifes

Ruspo - Esses Patifes
FOTO: DIVULGAÇÃO
Ruspo

Anastácio não quer ter energia na sua casa

Ouvi alguém dizer que Ruy Sposati é um “jornalista da resistência”. Não são poucas as viagens que ele faz pelo Brasil, até os pontos mais inóspitos, para cobrir conflitos envolvendo índios, lutas ambientais, crimes contra povos nativos, mortes de florestas. ‘Esses Patifes’ foi criado no meio dessas aventuras, em oito cidades e quatro Estados (São Paulo, Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul). Ruspo fez música enquanto se hospedava em hotéis, tomava quartos emprestados, visitava aldeias, encarava a estrada. Música feita no computador, com alguns instrumentos reais e muitos outros de software. E o que ele conta nesse disco?

‘Tekoha’ é sobre família, respeito e incerteza; inspirada na história de um índio Guarani, do Mato Grosso do Sul, despejado de suas terras. “Mas dá um dinheirinho pra amaciar o coração”, canta Ruspo em ‘Altamira’, dando voz a um operário na construção da hidrelétrica de Belo Monte. E assim ele segue, escrevendo histórias em cada faixa de ‘Esses Patifes’. Protestando? Talvez você acredite que sim, mas há muita ironia e irreverência no álbum. Vai soar diferente para cada ouvinte.

Um disco artesanal com composições inteligentes, às vezes encantadoras e sempre inquietantes. Ruspo é músico e canta o Brasil que ninguém se aventura em cantar. Ah, ele também é um jornalista aventureiro que curte fazer música no período da noite, quando tem energia elétrica na aldeia.

  COTAÇÃO:   97        [DOWNLOAD]



 <<   ANTERIOR             INÍCIO             PRÓXIMO   >>