[1] Céu - Caravana Sereia Bloom

Céu - Caravana Sereia Bloom
FOTOS: RENAN COSTA LIMA
Céu - Caravana Sereia Bloom

Pega na estrada
Céu segue novos caminhos e faz o melhor disco de 2012 na música brasileira

Já pensou em fugir com a Caravana Rolidei? No alto de sua inocência, Ciço se encanta pelo estilo de vida de três artistas mambembes e, sem pestanejar, decide: “Eu vou com eles”. Mesmo com sua mulher grávida do lado e sem tostão algum no bolso, o sanfoneiro segue numa aventura sob o comando do Lorde Cigano. O chefe da trupe é uma mistura de mágico bom de improviso, vidente poderoso e, quando a coisa aperta, cafetão. O brutamonte silencioso Andorinha consegue entortar barras de ferro, mas o show que mais atrai a atenção das pequenas platéias da Caravana Rolidei é o de Salomé, A Rainha da Rumba. Meio quilo de maquiagem e um castelhano inventado. Como descobriu Ciço, “ela também fala brasileiro”.

É certo que figuras tão curiosas protagonizem grandes feitos. Lorde Cigano consegue realizar o maior desejo de todos os brasileiros: ver neve. O cara faz nevar no sertão. “Parece coco ralado”, comenta Dasdô. E assim segue a Caravana Rolidei. Por fantasia, para aguçar a imaginação, pelo entretenimento, por uns trocados. Conquistar territórios inóspitos (“Será que Deus tá distraído ou não gosta do pessoal desse lugar?”), caçar as terríveis espinhas de peixe e explodir televisores patrocinados por prefeituras, correr atrás de uma esperança chamada Altamira. No meio do mato, com o nome de Copacabana estampado na camisa.

Todas as experiências vividas pelos personagens de ‘Bye Bye Brasil’, clássico de 1979 dirigido por Cacá Diegues, tem como cenário maior a estrada. O conceito de caravana, o clima mágico do filme, seus personagens, o Nordeste do Brasil e essa estrada inspiraram a cantora Céu na criação de seu terceiro disco. Um trabalho musical com cara de cinema, cheio de referências inteligentes, com um conceito muito bem definido. ‘Caravana Sereia Bloom’ foi feito na estrada, por quem vive nela e dela.

Céu - Caravana Sereia Bloom

A cantora ousou muito nesse trabalho. A produção, a banda e as parcerias (sua caravana) já são de casa, mas a proposta é totalmente nova. Coisa de uma artista aventureira, que não tem medo de fazer seu público ter experiências sonoras diferentes, mesmo correndo riscos. Riscos que talvez fossem grandes para outras cantoras, mas que são mínimos para ela. De Alípio Martins a Eydie Gormé, de Nelson Cavaquinho a Nancy Sinatra, Céu se joga num mundo de referências e vê sua música ser transformada nos lugares por onde passa, por contos, causos, personagens. A transformação está nos pequenos detalhes - o som de uma estação de rádio mal sintonizada, um batom vermelho sendo roído pelo cimento - e nesse ar “brega” que toma conta de ‘Caravana Sereia Bloom’.

Céu pega música na estrada. Me apaixonei por ela em 2005. Fiquei ansioso ao extremo em 2009, mas ‘Vagarosa’ superou toda e qualquer expectativa. Naquela época, fascinado pelo segundo disco da cantora, pensei: “Vai ser difícil ela fazer algo melhor do que isso daqui pra frente”. Felizmente, engano meu. Céu volta a evoluir em 2012, me surpreende mais uma vez. Continuo seguindo as caravanas - a Rolidei e a Sereia Bloom. O segredo é aproveitar a viagem sem se preocupar com o destino.

Céu - Caravana Sereia Bloom

Faixa a faixa: Caravana Sereia Bloom

1 - Falta de Ar
Quem foi que disse que o mundo tem que crescer? Para esse foguete que eu vou ficar por aqui mesmo, em Marte.

2 - Amor de Antigos
Música com gosto de saudade. “Vem comigo mundo afora, em qualquer lugar que eu ande”. Se você já passou dos 80 anos, deve querer se lembrar de um verdadeiro amor.

3 - Asfalto e Sal
Hora de viajar. Coloque na bagagem apenas o que você gosta. Pessoas, sentimentos, momentos. “Eu vou lhe conservar no sal, no sal do meu mar”.

4 - Retrovisor
A música que resume o disco. Você sai de uma desilusão amorosa e diz: “Não pense que isso vai ficar assim”. Como no clipe, filmado em película, o cenário de ‘Retrovisor’ é um boteco de beira de estrada. Céu e seu batom vermelho. A festa começou vigorosa, mas o dia clareou, a música evoluiu.

5 - Teju na Estrada
A primeira vinheta tem um tom de mistério, com vocais flutuantes, e remete a uma paisagem seca.

6 - Contravento
“O vento é um menino bulindo com gente”. A poeira que seca boca, fere zóio, rasga pele. ‘Contravento’ é um resumo da estrada e, por incrível que pareça, uma das faixas mais dançantes do disco.

7 - Palhaço
Tente convencer um palhaço aposentado a voltar ao palco. Numa regravação genial de uma relíquia da nossa música, Céu inclui elementos sonoros discretos, assovios, e o violão do pai, Edgard Poças. “Faça a plateia gargalhar. Um palhaço não deve chorar”.

8 - You Won’t Regret It
Também tem Caribe em ‘Caravana Sereia Bloom’. Esse cover do ska de Lloyd Robinson e Glen Brown é mais um exemplo de como Céu consegue transformar uma música apenas com sua originalidade no modo de cantar. É como se a melodia só esperasse por sua voz.

9 - Sereia
Céu achou nessa curta vinheta um belo modo de homenagear sua filha. “Quando dou banho na Rosa, canto essa música e ela canta junto”.

10 - Baile de Ilusão
Pranto, caderno de rabiscos, multidão, decibéis, serpentina, salão, um coração que quer se rebelar. Deliciosamente brega.

11 - Fffree
“There is a road inside of me”. Com pouco mais de um minute, ‘Fffree’ é uma das músicas mais intensas do álbum. Tem a cara de rascunho que Céu quis dar ao disco, com GarageBand, sem muitos adereços. Livre.

12 - Streets Bloom
Um presente incrível de Lucas Santtana. Encaixou perfeitamente na proposta do disco, na voz de Céu, nos instrumentos da caravana.

13 - Chegar em Mim
Perfume fala. Sempre malemolente, Céu aproveitou bem essa letra fantástica de Jorge Du Peixe e o resultado foi arrebatador. Música doce e ao mesmo tempo sensual, provocante. O que o perfume diz? “Se eu fosse você já tinha chegado em mim”.

Céu - Caravana Sereia Bloom

  COTAÇÃO:   100        [OUÇA]




 <<   ANTERIOR             INÍCIO  

Veja também:
  ANÁLISE   >   O processo de seleção e os critérios de avaliação.
  RANKING   >   Infográfico de cotações com o resultado da classificação.
  AMOSTRA COMPLETA   >   Conheça os 566 álbuns analisados neste ano.
  SITES PARCEIROS   >   Links indispensáveis para quem curte música.
  AS ESCOLHAS DO PÚBLICO   >   Vote nos seus álbuns favoritos.
  BÔNUS   >   As 100 melhores músicas nacionais de 2012.