[2012] Análise

A regra das maçãs
Hora de rever aquela regrinha que ajuda a justificar essa edição especial do Embrulhador. Se você tem cinco maçãs e precisa escolher as três melhores, isso não quer dizer que as ‘finalistas’ sejam de boa qualidade. Uma pode ser ótima e duas menos ruins que as outras duas. Quanto mais opções, melhor será a seleção final. No sentido da “regra das maçãs”, selecionamos o maior número possível de álbuns lançados por artistas brasileiros em 2012 para compor a amostra. Exatamente 566 discos foram analisados durante o ano (149 a mais que na edição de 2011). Pode até parecer muito, mas é o número adequado para uma seleção final tão grande. Isso garante um nível ainda mais alto para os 100 apontados como os melhores do ano.

Álbuns de todos os gêneros musicais e de todas as regiões do país foram aceitos na amostra. Quanto aos formatos, tanto discos físicos como álbuns distribuídos pela internet foram considerados. É importante ressaltar também que apenas os trabalhos lançados entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2012 foram incluídos. Os álbuns disponibilizados na internet antes desse período não foram aceitos, mesmo nos casos em que o lançamento do disco físico tenha ocorrido em 2012.

Não entraram na amostra: álbuns curtos (os EPs), singles, mixtapes, coletâneas e gravações ao vivo. Há exceções, como, por exemplo, um EP que contenha um número de faixas que o torne equivalente a um disco comum, mas nenhum trabalho que se enquadre nesse caso foi selecionado entre os melhores do ano. E no caso de “quem é brasileiro e quem não é”, também aceitamos na amostra trabalhos assinados por artistas estrangeiros radicados no Brasil. O que importa é a música ser brasileira.

Os critérios de avaliação
Cada um dos 566 discos da amostra foi analisado pelo jornalista Ed Félix (editor do Embrulhador), que, de acordo com seu gosto pessoal, lhe atribuiu uma cotação de 0 a 100 com base nos seguintes critérios:


Quando álbuns aparecem empatados na classificação, os seguintes pontos são considerados para o desempate: participações especiais, formato de lançamento (vantagem para discos lançados em vinil e também para os que foram disponibilizados gratuitamente na internet), qualidade vocal (discos apenas instrumentais saem em desvantagem).

O intuito dessa avaliação foi abranger, com prudência e discernimento, fatores relevantes no lançamento de um produto musical. O período de análise foi encerrado apenas no dia 13 de janeiro de 2013, o que possibilitou que os discos lançados no final de dezembro também fossem considerados.

A escala de 0 a 100 foi adotada com a finalidade de classificar os 566 álbuns com base nesses critérios. Vale ressaltar que o número atribuído a cada disco não equivale às escalas frequentemente utilizadas pela crítica musical nos veículos de comunicação. Isso quer dizer que um disco aqui apontado com cotação 80 não necessariamente mereceria nota 8 (escala de 0 a 10) ou 4 estrelas num resenha crítica em outra publicação jornalística.

Com todos os álbuns da amostra avaliados, os 100 que obtiveram as cotações mais altas aparecem na lista de melhores do ano. Os 466 restantes, incluindo as menções honrosas, são citados aqui.

Um agradecimento
O Embrulhador não teria como alcançar uma amostra tão grande e tão rica da produção musical brasileira sem a ajuda de muita gente... Cabe aqui um agradecimento especial aos artistas, produtores e gravadoras que enviaram material para análise. Muitíssimo obrigado a todos pela atenção em 2012. E que os próximos anos também sejam de muito trabalho!


 <<   VOLTAR AO INÍCIO  

  RANKING   >   Infográfico de cotações com o resultado da classificação.
  AMOSTRA COMPLETA   >   Conheça os 566 álbuns analisados neste ano.
  SITES PARCEIROS   >   Links indispensáveis para quem curte música.
  AS ESCOLHAS DO PÚBLICO   >   Vote nos seus álbuns favoritos.
  BÔNUS   >   As 100 melhores músicas nacionais de 2012.